quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Unid_4_Atividade:2A - Socializando experiência com projetos

Projeto ENCENA A VIDA
Socializando experiência com projeto      
        
           O desenvolvimento de um projeto sempre envolve muito trabalho e dedicação, porém observa-se que o desempenho dos alunos neste tipo de atividade apresenta certo tipo de superação que faz com que o trabalho torne-se bastante humanizado e principalmente campo fértil para que se desenvolvam habilidades e competências às vezes difíceis de serem cultivadas apenas no ambiente de sala de aula. Sendo as principais integração e socialização de idéias.
        Os depoimentos e situações que acontecem no momento do desenvolvimento do projeto fazem com que se tenha a certeza de que tecnologia e conhecimento vão muito além do conteúdo básico desenvolvido em sala de aula pois muitas vezes ao compor um personagem por exemplo é preciso que o aluno desenvolva uma boa pesquisa para que seja bem feito.
         Deste modo acredito encontrar na linguagem teatral todos os requisitos para que haja integração entre currículo e tecnologias, vejo contemplados o desenvolvimento da competência leitora e escritora, dos temas transversais de reflexão do nosso cotidiano, além da integração de distintas linguagens (sonoras,imagéticas,hipermídias e escrita).
         E assim o projeto foi desenvolvido no primeiro semestre em seu formato original, porém no segundo semestre em conversa com os alunos e diante de alguns entraves como tempo e espaço para o desenvolvimento do projeto,resolvemos integra-lo totalmente às novas tecnologias produzindo vídeos das peças a serem encenadas e para isso dependendo da história escolhida eles tiveram liberdade para escolher se gravariam no palco ou em um cenário que contextualizasse a apresentação.
         Dessa forma mais uma vez pudemos experimentar a integração entre currículo e tecnologia; novos talentos se revelaram e o uso de câmeras digitais e a edição dos vídeos entusiasmaram os alunos que quiseram também acrescentar erros de gravação que evidenciam como uma atividade contextualizada leva o aluno a querer apresentar sempre o melhor o que promove a possibilidade de reflexão sobre o seu próprio trabalho que mesmo como amadores querem estar perto do profissionalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário