segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Entrevista com Lucas Ciavatta Unidade 3

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC


Unidade: III

Atividade: 1 - Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Cursista: Maria Gláucia Quaggio d’Albergaria

Data: 08/11/2010

Entrevista com Lucas Ciavatta

“Não nos esqueçamos de que todos os nossos estudantes estão sempre dispostos a vencer um desafio, desde que entendam que vale a pena vencer este desafio e desde que tenham a certeza de que possuem e sabem usar as ferramentas necessárias para vencê-lo. Essa compreensão é a que me move cada vez mais em direção a essa nossa profissão que ,quando bem feita ,é única”. Lucas Ciavatta

A principal contribuição oferecida pelas novas tecnologias está na autonomia, ao elaborar e produzir um trabalho é possível entender todas as partes do processo, ou seja, observamos com olhos críticos a nossa própria produção e temos a oportunidade de corrigir possíveis falhas. Com certeza este é mais um desafio a ser vencido pela educação e por quem promove educação.

Desta forma a figura do professor torna-se fundamental neste processo uma vez que é ele quem interage com os alunos em sala de aula, deverá ser ele o elo entre educação formal e as novas tecnologias; será ele quem trará para dentro da sala de aula todos os recursos possíveis e imagináveis para que seu aluno consiga descobrir que o conhecimento está presente em todos os momentos de sua vida e que a escola quem o ajudará a desenvolver ou aprimorar habilidades e competências que irão inseri-lo no mundo real, competitivo que exige não só a prática como a criatividade de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário