quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: IV /Atividade: 1 - Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias
Cursista: Maria Gláucia Quaggio d’Albergaria Data: 08/11/2010
Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias
          Desde que surgiram os primeiros computadores que a vida dos seres humanos não é mais a mesma. Por menor que fosse o contato com a máquina nos bancos, que foram os que primeiro exigiram que todos sem exceção aprendessem uma nova forma de relacionamento, tudo passou a fazer parte da vida; foi por meio da linguagem digital que abriram-se as portas para um completo desenvolvimento e interação mundial através das novas tecnologias.
          Novas tecnologias porque desde que surgiram máquinas e equipamentos que auxiliassem no dia a dia que se pode dizer que a vida do ser humano já não foi mais a mesma.
Desta forma é impossível dizer que não houve mudanças e que não interferiram em nossas salas de aula. O nosso aluno chega com um novo conhecimento de mundo capaz de desenvolver atividades e manusear programas e computadores melhor que muitos professores. Momento em que talvez se aprenda mais uma lição, a de que a prática é a essência do aprendizado.
         A partir disso surge um novo relacionamento professor aluno ou aluno professor.
        Portanto o maior desafio da linguagem do século XXI será promover a real interação entre escola e vida, ou seja, não ser mais necessário aprender, por exemplo, o nº. PI se isto não for do interesse de todos ou o momento necessário para se obter esse conhecimento. Cada vez mais os conteúdos deverão estar integrados e dentro de contextos que despertem o interesse do aluno. Que a troca de conhecimentos potencialize o sistema ensino aprendizagem que o professor aprenda a utilizar todos os recursos que estão a sua disposição para dinamizar e tornar mais atraente as suas aulas, criando novas estratégias como, por exemplo, o uso de materiais digitais que tanto atraem os nossos alunos, instigando-os a serem produtores de seu próprio tempo e principalmente protagonistas de uma época em que as mudanças sejam em prol de seu próprio desenvolvimento e não mais de teorias e ou práticas que pouco auxilie em seu desenvolvimento pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário