domingo, 21 de novembro de 2010

AULAS DE REFORÇO: PROFESSORA MARIA GLAUCIA QUAGGIO D’ALBERGARIA

HABILIDADES PROPOSTAS PARA A LEITURA DAS DIFERENTES ESFERAS DISCURSIVAS.
• Um leitor competente deverá se capaz de:
1. Estabelecer relações entre texto escrito (verbal) e recursos gráfico-visuais presentes no texto.
2. Reconhecer os efeitos de ironia ou humor ou persuasão no texto.
3. Identificar tema, conflito gerador ou outros elementos da organização e estrutura da narrativa.
4. Estabelecer relação causa/consequência entre partes ou elementos do texto.
5. Estabelecer relações lógico-discursivas, marcadas no texto pelo uso de advérbios, conjunções, pronomes, tempos verbais etc.
6. Inferir o sentido de palavra ou expressão no contexto do texto.
7. Reconhecer o efeito de sentido produzido no texto pelo uso de pontuação expressiva ou de outras notações gráficas.
8. Reconhecer o efeito de sentido produzido no texto, decorrente da exploração de recursos gráficos (sonoros) ou ortográficos ou morfossintáticos (semânticos ou estilísticos).
9. Estabelecer relações entre as partes do texto identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
10. Identificar finalidade do texto, considerando seu gênero, estrutura, tema/assunto, possível interlocutor/leitor.
11. Localizar no texto informações explícitas.
12. Estabelecer relação causa/consequência entre partes ou elementos do texto.
13. Estabelecer relações entre as diferentes formas de apresentar uma informação na comparação entre o texto base e os outros textos que o complementam.
14. Inferir informação implícita.
15. Identificar o tema/assunto do texto.
16. Distinguir no texto um fato da opinião relativa a esse fato, tema/assunto, possível interlocutor/leitor.
17. Inferir os efeitos de ironia ou humor ou persuasão no texto.
18. Estabelecer relação entre a tese e os argumentos apresentados para defendê-la.
19. Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas a um mesmo fato ou tema.
20. Estabelecer relações de persuasão entre texto escrito (verbal) e recursos gráfico-visuais presentes no texto.
21. Identificar marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto.
22. Diferenciar as partes principais e as partes secundárias do texto.
HABILIDADES PROPOSTAS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS:
• Um escritor competente deverá ser capaz de:
1. Produzir textos coerentes, coesos e eficazes.
2. Saber selecionar o gênero.
3. Planejar o discurso.
4. Elaborar resumo ou tomar notas.
5. Esquematizar anotações.
6. Expressar seus sentimentos, experiências ou opiniões.
7. Olhar para o próprio texto, revisá-lo e reescrevê-lo.
8. Recorrer com sucesso, a outros textos quando precisa utilizar fontes escritas para sua própria produção.
9. Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de: organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação
10. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas, argumentar e fazer proposições.
(PCNs Ensino Fundamental e Médio)PCs.OP. de Língua Portuguesa: Arlete Ap. Benetti Ebert e Silvia Moreno Elias – Março/2009.

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